Pequenas empresas estão otimistas sobre faturamento

Pesquisa da Serasa Experian revela perspectivas desse grupo em relação ao cenário econômicoBrasília – Embora cautelosos, os empresários começam 2012 com otimismo. É o que constata a pesquisa Serasa Experian sobre Expectativa Empresarial, divulgada na quarta-feira (11). De acordo com o estudo, 82% das pequenas empresas estão revendo para cima a previsão de faturamento no primeiro trimestre deste ano, o que significa forte expectativa no aumento das vendas.

De acordo com Carlos Henrique Almeida, economista do Serasa Experian, o otimismo é maior entre as pequenas empresas, mais presentes nos setores de serviços e comércio. “Isso ocorre porque o governo vai estimular o consumo neste ano, usando o mercado interno para blindar o país dos impactos da crise global”, explica.

Segundo a pesquisa, 32% das pequenas empresas esperam aumentar os investimentos neste primeiro trimestre e 59% tiveram em 2011 faturamento melhor que em 2010. Com mais investimento e faturamento, 26% das pequenas pretendem ampliar o número de funcionários neste período.

Acontecimentos globais

No geral, a pesquisa aponta que 30% dos entrevistados esperam melhores condições de crédito (limites, juros e prazos) nos três primeiros meses deste ano. No último trimestre de 2011, o percentual era de 25%. Em relação a possíveis acontecimentos globais em 2012, como crises econômicas, catástrofes naturais ou guerras, 55% das pequenas empresas acreditam que sua realidade mudará para melhor, uma vez que o foco é o mercado interno.

O estudo analisa entrevistas feitas em dezembro com 1.015 executivos de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços) e instituições financeiras de portes pequeno, médio e grande.

Neste cenário de otimismo, a gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae, Mirela Malvestiti, assinala que a possibilidade de melhora no faturamento se torna real quando o empreendedor se capacita. Ela destaca que o Sebrae tem muito a oferecer para melhorar a gestão dos pequenos negócios. “O empresário bem capacitado possui mais condições de identificar oportunidades e de obter ganhos reais com elas. O preparo para a gestão também aumenta as chances de a empresa se tornar sustentável a médio e longo prazo”, ressalta.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial é construída a partir de levantamento estatístico, com uma amostra de mais de mil empresas representativas dos setores da indústria, serviços e instituições financeiras de todas as regiões brasileiras.

Fonte: Agência Sebrae

Sobre ideaconsultoria
Somos uma empresa que atuamos nas áreas de Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica. Trabalhamos com: - Método PDCA; - FMEA; - Ferramentas da Qualidade; - Programa 5S; - ISO 9001; - ISO 14001; - OHSAS 18001; - SGI; - Elaboração de Plano de Ação; - Assessoria e consultoria ao PGQP; - Relatório de Gestão PGQP; - Planejamento Estratégico; - BSC; - Desenvolvimento de Equipes; - Desenvolvimento de Lideranças; - Integração de Novos Colaboradores; - Entrevista por Competência; - Avaliações Psicológicas; - Gestão de Clima Organizacional; - Endomarketing; - Avaliação de Desempenho; - Remuneração variável; - Plano de Carreira. Acesse nosso site www.ideaconsultoriaeassessoria.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: