Convênio entre Sebrae e Petrobras beneficia microempresas

Proposta é transformar tecnologias para monitoração de poços em produtos para o mercadoO Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) apresentou sete tecnologias emergentes para monitoração, controle e automação de poços, que podem ser transformadas em produtos ou soluções para o mercado. O desafio foi lançado para cerca de 40 micro e pequenas empresas fluminenses, nesta sexta-feira (9), no Rio de Janeiro.

Essa ação é um dos desdobramentos do convênio do Sebrae no Rio de Janeiro com o Cenpes. O piloto começou a ser desenvolvido em agosto deste ano. Treze empresas de pequeno porte foram selecionadas pela instituição e pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) para transformar oito tecnologias em bens ou serviços. O modelo foi tão bem-sucedido que será replicado em todo o país.

A proposta é promover a integração do conhecimento por meio das Redes Temáticas da Petrobras, que reúnem institutos de pesquisa e universidades. O Cenpes dispõe de 67 tecnologias ao todo e, na outra ponta, o Sebrae identifica as empresas mais adequadas ao perfil de cada demanda. O eixo desse projeto é aumentar o volume nacional dos produtos da cadeia.

O Sebrae no Rio de Janeiro já trabalha pensando no aprimoramento dessa ação-piloto. O diretor Armando Clemente anunciou negociações com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para que empresas de pequeno porte de base tecnológica possam se capitalizar para desenvolver os projetos. “Vamos também articular para atrair empresas internacionais que queiram trabalhar em parceria no país. Temos que transformar ideias em negócios efetivos”, afirmou.

Para o empresário José Augusto Pereira da Silva, da Pipeway, que trabalha com inspeção de dutos, o modelo construído pelo Sebrae e pelo Cenpes intensifica a troca de conhecimento entre instituições de pesquisa, universidades e empresas. “Boas soluções não podem ficar restritas a um único ambiente, até porque só são consideradas inovadoras quando chegam ao mercado”.

“Comecei a participar há um ano e o projeto do Cenpes e Sebrae já me beneficiou muito. Aumentam as oportunidades de negócio e conhecimento”, arremata o empresário Eduardo Szrajbman Vaz da Silva, da empresa Tecnoclade.

Fonte: PEGN

Sobre ideaconsultoria
Somos uma empresa que atuamos nas áreas de Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica. Trabalhamos com: - Método PDCA; - FMEA; - Ferramentas da Qualidade; - Programa 5S; - ISO 9001; - ISO 14001; - OHSAS 18001; - SGI; - Elaboração de Plano de Ação; - Assessoria e consultoria ao PGQP; - Relatório de Gestão PGQP; - Planejamento Estratégico; - BSC; - Desenvolvimento de Equipes; - Desenvolvimento de Lideranças; - Integração de Novos Colaboradores; - Entrevista por Competência; - Avaliações Psicológicas; - Gestão de Clima Organizacional; - Endomarketing; - Avaliação de Desempenho; - Remuneração variável; - Plano de Carreira. Acesse nosso site www.ideaconsultoriaeassessoria.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: