A importância de uma boa assessoria contábil

O consultor do Itaú e do Extreme Makeover Rogério Gurgel acompanhou de perto o dia a dia das empresas do projeto e reuniu algumas dicas sobre a relação entre empreendedores e contadores. Confira a sua reflexão.Ao longo das várias edições do projeto Extreme Makeover, tive a oportunidade de acompanhar melhor as relações entre empresários e contadores. Ficou nítido que as empresas mais organizadas e estruturadas, independentemente do porte e do tipo de negócio, eram aquelas cujos empresários contavam com o trabalho e apoio de bons contadores profissionais.

O fato é que, infelizmente, muitos empresários não dão a devida importância à escolha de uma assessoria contábil e nem se preocupam em manter um relacionamento mais próximo com este profissionais. Alguns podem até perguntar: “As empresas de contabilidade não são todas iguais?”

Basicamente, a missão e os deveres são iguais para todas. O que muda é a infraestrutura tecnológica de atendimento, a experiência de seus profissionais e, principalmente, o engajamento do contador como um consultor empresarial para apoio ao empresário em suas decisões estratégicas mais importantes, sempre que o mesmo precisar.

É preciso ainda considerar o fato de que os escritórios de contabilidade têm acesso à maioria das informações geradas pela empresa – assim, é imprescindível que haja uma relação de confiança com o empreendedor e com sua equipe.

O especialista Rubens Tenório Cavalcante, um amigo e titular da CPI Contabilidade e Auditoria, a quem recorro sempre em minhas dúvidas contábeis, afirma que, da mesma forma que um médico é importante para a saúde de uma pessoa, a contabilidade é de extrema importância para a saúde de uma empresa. Ele recomenda que, ao escolher um escritório de assessoria contábil, o empresário tenha em mente os seguintes pontos:

  • Considerar a experiência do escritório;
  • Analisar a sua infraestrutura (local do estabelecimento, equipe e tecnologia);
  • Verificar se está registrado nos órgãos competentes e, principalmente, confirmar referências com os clientes atendidos;
  • Avaliar se o escritório poderá elaborar e encaminhar balancetes periódicos para sua análise;
  • Checar se o mesmo se compromete a mandar informações referentes a atualizações na legislação em vigor sempre que estas ocorrerem.

Uma boa integração com os contadores resulta em mais subsídios para o empreendedor nas suas análises sobre o negócio.

Fonte: PEGN

Sobre ideaconsultoria
Somos uma empresa que atuamos nas áreas de Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica. Trabalhamos com: - Método PDCA; - FMEA; - Ferramentas da Qualidade; - Programa 5S; - ISO 9001; - ISO 14001; - OHSAS 18001; - SGI; - Elaboração de Plano de Ação; - Assessoria e consultoria ao PGQP; - Relatório de Gestão PGQP; - Planejamento Estratégico; - BSC; - Desenvolvimento de Equipes; - Desenvolvimento de Lideranças; - Integração de Novos Colaboradores; - Entrevista por Competência; - Avaliações Psicológicas; - Gestão de Clima Organizacional; - Endomarketing; - Avaliação de Desempenho; - Remuneração variável; - Plano de Carreira. Acesse nosso site www.ideaconsultoriaeassessoria.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: