Pesquisa mostra que empresas com modelo de gestão têm melhor desempenho financeiro

Realizado pela Serasa Experian, o estudo revela que organizações usuárias do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), disseminado pela Fundação Nacional da Qualidade, apresentam resultados financeiros superiores à média das organizações de seus respectivos setores.Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, a pedido da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), aponta que as empresas que utilizam o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela FNQ, apresentam desempenho financeiro superior em termos de faturamento e lucro, além de endividamento bancário inferior à média das organizações de seus respectivos segmentos.

Com uma amostra de 202 empresas da indústria, comércio e serviço, o estudo foi elaborado a partir dos demonstrativos financeiros das organizações usuárias do MEG, que foram comparados com os indicadores econômico-financeiros das demais companhias pertencentes aos seus segmentos de atuação num período entre 2000 e 2010.

Em relação ao faturamento, o levantamento revela que as empresas do setor comercial que utilizam o MEG registraram uma evolução de 102,6%, enquanto as outras companhias do setor cresceram 74,9%. O estudo mostra ainda que, ao longo dos últimos dez anos, o crescimento real de vendas das organizações que adotam o Modelo manteve-se sempre superior ao restante do segmento.

Já o percentual da margem Ebtida (lucro da empresa, desconsiderando juros, impostos, depreciação e amortização) sobre o faturamento líquido das indústrias usuárias do MEG foi de 27,7%, enquanto o das demais ficou em 19,5%. Os dados também são superiores em relação à margem de lucro ajustada (excluído os resultados com equivalência patrimonial e extra operacional): na indústria, o índice foi de 16,5% entre as organizações que usam o Modelo contra 11% daquelas que não adotam; no comércio, registrou-se um incremento de 2,9%, enquanto o setor ficou em 2,6%; e, no serviço, o lucro subiu 12,4% entre a amostra, comparado com 11,1% das demais empresas do segmento.

Outro ponto positivo diz respeito às dívidas bancárias sobre o patrimônio líquido. O endividamento das empresas de serviço foi de 51%, ante 58% da média do setor. No comércio, o percentual das usuárias do MEG foi de 10% contra 52% das demais. E, por fim, a indústria registrou o índice de 37% de dívidas em banco, enquanto as demais organizações pertencentes aos seus segmentos ficaram em 46%.

Aliado ao desempenho financeiro, as empresas também tiveram bom resultado no indicador de investimentos. Nos últimos dez anos, as organizações do setor de serviço usuárias do MEG investiram 14,5% sobre o faturamento liquido, enquanto as companhias do segmento destinaram 12%. Na indústria, o resultado é semelhante: quem usa o Modelo investiu 12,1% e a média do setor direcionou apenas 7,5% do faturamento para investimentos.

De acordo com o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, esses índices mostrados na pesquisa “evidenciam que o uso de modelos como referência da gestão, a exemplo do MEG, e a implantação de um programa constante de busca da excelência geram resultados concretos para as organizações”.

Fonte: FNQ

Sobre ideaconsultoria
Somos uma empresa que atuamos nas áreas de Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica. Trabalhamos com: - Método PDCA; - FMEA; - Ferramentas da Qualidade; - Programa 5S; - ISO 9001; - ISO 14001; - OHSAS 18001; - SGI; - Elaboração de Plano de Ação; - Assessoria e consultoria ao PGQP; - Relatório de Gestão PGQP; - Planejamento Estratégico; - BSC; - Desenvolvimento de Equipes; - Desenvolvimento de Lideranças; - Integração de Novos Colaboradores; - Entrevista por Competência; - Avaliações Psicológicas; - Gestão de Clima Organizacional; - Endomarketing; - Avaliação de Desempenho; - Remuneração variável; - Plano de Carreira. Acesse nosso site www.ideaconsultoriaeassessoria.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: