5 excelentes motivos para prospectar clientes

Atualmente o número de pessoas que buscam criar um negócio próprio tem sido crescente. Porém, o número de empreendimentos que fecham antes de 3 anos é surpreendente.

Muitas vezes a resposta para a empresa ter fechado é algo como “as vendas não iam bem”, “o mercado estava desaquecido”, etc. Com minha experiência em vendas resolvi descrever 5 motivos para que as pessoas passem a usar a prospecção como estratégia de venda.

No meu ponto de vista, 5 excelentes motivos para prospectar clientes são:

1. A prospecção é a primeira etapa da venda
Prospectar é literalmente procurar o seu potencial cliente e dar um jeito de falar com ele sobre seu produto ou serviço. Se você está começando uma empresa sem muita grana para investir publicidade (como é o meu caso) é praticamente impossível não prospectar.

2. A prospecção é marketing corpo-a-corpo
Quando você começa a encontrar seu público-alvo e entra em contato com ele para apresentar seu produto com o objetivo de vendê-lo, está sempre coletando novas informações importantíssimas.

Se você tiver a mente aberta para evoluir constantemente, estas informações poderão ser a semente para aprimorar o seu produto ou serviço e torná-lo mais atraente, pois naturalmente você procurará atender exatamente o que seu público está precisando.

3. Prospectar é se autodesafiar
Prospectar pode ser chato no começo porque você recebe muitos “nãos”. Principalmente se seu serviço for algo que ninguém nunca ouviu falar. E estes “nãos” não são somente das pessoas que decidem não comprar nada, mas também de todas as vezes que você entra em contato e sequer consegue falar com a pessoa certa.

É necessário muito controle emocional e perserverança para sobreviver na selva capitalista com a sua empresa. É preciso ter raça para prosseguir e, ainda mais, anotar TUDO que aconteceu para avaliar depois o que foi feito corretamente e o que não deveria ter feito.

Crie indicadores para saber de forma atualizada quais os resultados você consegue com x horas de trabalho.

4. Prospectar é uma faculdade para empreendedores
Prospectar é se jogar no mundo. Se entregar aos leões e dar cara a tapa para ver o que acontece.

Prospectar é a primeira ação de um empreendedor que já tenha algo para oferecer ao mundo. Quando você prospectar aprenderá constantemente, não só como melhorar seu produto, mas também como as pessoas se comportam em relação aos negócios e à vida.

Sendo um bom observador não será difícil perceber com o tempo detalhes da linguagem verbal e não verbal. E isto tudo no final de algum tempo te tornará um mestre em negociar e em lidar com gente.

Isto é fundamental para quem sonha em ser um grande empresário.

5. Prospectar é a linha que separa o sonhador do empreendedor
Quem prospecta tem coragem de lutar para tornar real tudo aquilo que foi idealizado.

Fonte: Empreendemia

Sobre ideaconsultoria
Somos uma empresa que atuamos nas áreas de Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica. Trabalhamos com: - Método PDCA; - FMEA; - Ferramentas da Qualidade; - Programa 5S; - ISO 9001; - ISO 14001; - OHSAS 18001; - SGI; - Elaboração de Plano de Ação; - Assessoria e consultoria ao PGQP; - Relatório de Gestão PGQP; - Planejamento Estratégico; - BSC; - Desenvolvimento de Equipes; - Desenvolvimento de Lideranças; - Integração de Novos Colaboradores; - Entrevista por Competência; - Avaliações Psicológicas; - Gestão de Clima Organizacional; - Endomarketing; - Avaliação de Desempenho; - Remuneração variável; - Plano de Carreira. Acesse nosso site www.ideaconsultoriaeassessoria.com

Deixe um comentário