Uma comparação entre a ISO 14001 e a ISO 9001

Por muitos anos as organizações têm gerenciado a qualidade de produtos e serviços que entregam através da implementação de sistemas de gestão da qualidade, como o sistema de gestão da qualidade internacionalmente reconhecido, a ISO 9001.

Entretanto, com a constatação crescente que o planeta não pode sustentar a nossa forma atual de vida, as organizações estão agora examinando também formas para gerenciar e melhorar os impactos ambientais relativos à produção e entrega daqueles produtos e serviços.

A ISO 14001 é a norma internacional para sistemas de gestão ambiental e segue a mesma abordagem “planejar, fazer, checar, agir” da ISO 9001.

Existem muitos requisitos comuns entre a ISO 9001 e a ISO 14001 – sendo que a única diferença é a ênfase sobre o meio ambiente em vez da qualidade. Por exemplo, ambas requerem uma política, objetivos e metas, que os colaboradores sejam competentes, que documentos e registros sejam controlados e que análises críticas pela direção sejam realizadas. Entretanto, existem também algumas diferenças significativas.

Dessa forma, é apresentada de maneira detalhada uma comparação entre a ISO 14001 e a ISO 9001, destaca as diferenças cláusula por cláusula entre ambas, e considera o que elas irão significar para uma organização com um sistema de gestão da qualidade ISO 9001 existente que deseja implementar um sistema de gestão ambiental segundo a ISO 14001.

Resumo das diferenças chave

Em última análise, a ISO 9001 trata de desenvolver e entregar um produto ou serviço que satisfaça as necessidades estabelecidas pelos clientes e define os requisitos para assegurar que isto aconteça. A ISO 14001 foca na necessidade de proteger o meio ambiente e de implementar controles para aquelas atividades significativas que poderiam ter um impacto sobre o meio ambiente.

Para a ISO 14001, o “cliente” pode ser considerado como o meio ambiente, com os requisitos ambientais sendo efetivamente definidos pela legislação e regulamentações. Da organização é requerido que identifique aquelas atividades que têm um impacto significativo sobre o meio ambiente e que implemente controles para minimizar este impacto.

O monitoramento e medição na ISO 9001 estão relacionados com processos e produtos, enquanto que a ISO 14001foca na medição das características das operações que possam causar impactos significativos sobre o meio ambiente.

Ao invés do produto não conforme referido na ISO 9001, a ISO 14001 se refere a situações reais de emergência e acidentes ambientais – ainda que ambas ainda requeiram que ações corretivas e preventivas sejam colocadas em prática.

Fonte: Comparativo das normas

Sobre ideaconsultoria
Somos uma empresa que atuamos nas áreas de Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica. Trabalhamos com: - Método PDCA; - FMEA; - Ferramentas da Qualidade; - Programa 5S; - ISO 9001; - ISO 14001; - OHSAS 18001; - SGI; - Elaboração de Plano de Ação; - Assessoria e consultoria ao PGQP; - Relatório de Gestão PGQP; - Planejamento Estratégico; - BSC; - Desenvolvimento de Equipes; - Desenvolvimento de Lideranças; - Integração de Novos Colaboradores; - Entrevista por Competência; - Avaliações Psicológicas; - Gestão de Clima Organizacional; - Endomarketing; - Avaliação de Desempenho; - Remuneração variável; - Plano de Carreira. Acesse nosso site www.ideaconsultoriaeassessoria.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: