Fofocas, reclamações e longas reuniões: bem-vindo ao ambiente corporativo

Nesses 5 anos de trabalho visitei vários escritórios e o que posso dizer é que os ambientes, no geral, são muito parecidos. Assim que você sai do elevador e entra por uma porta de vidro, dá de cara com uma recepcionista que normalmente te atende com um sorriso gélido.

– Olá, posso te ajudar?
– Boa tarde, tudo bem? Vim falar com o Fulano Almeida, ramal 1234.
– Pode aguardar, já te chamo.

Então o Fulano Almeida chega e vocês vão para a sala de reunião. Por lá, uma mesa, canetas no centro, uma pilha de folhas em branco. “Você aceita um café?”. Do telefone, que fica no centro da mesa, seu anfitrião ligará para copa pedindo um dois cafés e dois copos d’água. Então começa a conversa, os acertos e depois de alguns minutos está feito o acordo. No final da conversa:

– Você gostaria de conhecer o escritório?

Você então olha, atentamente para o relógio – no fundo você está louco para  conhecer onde aquelas pessoas passam o dia inteiro. Vê se dará tempo e solta:

– Posso sim, mas precisa ser rapidinho.

Você é encaminhado à direita da recepção e chega a hora de descobrir o Mundo Mágico do Ambiente Corporativo: mesas iguais a todas, algumas salas iguais a todas, pessoas sentadas, como em todos os lugares.

Não muda muito de um lugar para outro. Nesses cubículos – não posso reclamar do meu, que é grande, além de ter ótimos residentes como vizinhos – onde passamos os dias úteis (que expressão irônica, não?) muitas coisas acontecem: fofocas, reclamações de colegas que estão descontentes, longas reuniões…

O LinkedIn fez uma pesquisa muito legal e descobriu que, entre os brasileiros pesquisados, 83% afirma que o excesso de fofocas é o que mais irrita dentro do escritório. Na Índia, o problema são os altos toques dos celulares – para 74% isso é um problema. Nos Estados Unidos a grande questão está na geladeira: 65% se irritam porque alguém pegou, por engano ou maldade, a comida deles (problema gordo esse, não?).  Agora, pasmem, os maiores problemas no mundo todo são:

  1. Colegas irresponsáveis (aquele típico colega que não entrega, que atrasa tarefas…);
  2. Reclamações constantes (sabe aquela pessoa que passa o dia inteiro falando que não está contente, que quer mudar? Então… “muda logo e para de encher”);
  3. Áreas comuns sujas (fala sério, isso é muito nojento);
  4. Reuniões que começam tarde ou que duram muito (todo mundo, afinal, tem uma vida fora dos escritórios);
  5. Pessoas que não respondem e-mails (isso acontece tanto);

Fonte: Estagiário Y

Sobre ideaconsultoria
Somos uma empresa que atuamos nas áreas de Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica. Trabalhamos com: - Método PDCA; - FMEA; - Ferramentas da Qualidade; - Programa 5S; - ISO 9001; - ISO 14001; - OHSAS 18001; - SGI; - Elaboração de Plano de Ação; - Assessoria e consultoria ao PGQP; - Relatório de Gestão PGQP; - Planejamento Estratégico; - BSC; - Desenvolvimento de Equipes; - Desenvolvimento de Lideranças; - Integração de Novos Colaboradores; - Entrevista por Competência; - Avaliações Psicológicas; - Gestão de Clima Organizacional; - Endomarketing; - Avaliação de Desempenho; - Remuneração variável; - Plano de Carreira. Acesse nosso site www.ideaconsultoriaeassessoria.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: