Atividade industrial caiu em junho, constata pesquisa da CNI

Brasília – A atividade industrial teve queda em junho na comparação com maio. As horas trabalhadas caíram 0,7% e a utilização da capacidade instalada (UCI) recuou 0,2% no período, de acordo com dados sem influências sazonais. As informações são dos Indicadores Industriais divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira, 8 de agosto.A indústria operou, em média, com UCI de 82,3% em junho. Em maio, esse percentual foi de 82,5%. O emprego manteve-se estável no período. Já os salários e o rendimento médio recuaram 0,9%, de acordo com dados dessazonalizados. Segundo a pesquisa, como o emprego ficou estável no mês, a queda dos salários ocorreu pela redução do rendimento médio do trabalhador.

Somente o faturamento real das indústrias teve aumento em junho, de 0,7%, na comparação com o mês anterior, na série livre de influências sazonais. Conforme a pesquisa, desde o início do ano os indicadores de produção estão alternando entre queda e crescimento, o que sinaliza menor dinamismo da atividade industrial no primeiro semestre de 2011.

De acordo com o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, o ritmo mais moderado da atividade industrial é explicado pela alta dos juros e da inflação, pela redução do crédito e turbulências na economia mundial. “Esses sinais mostram que o desempenho industrial no segundo semestre deve ser ainda menor”, prevê ele.

Os indicadores de UCI e de faturamento tiveram queda no segundo trimestre na comparação com o primeiro trimestre do ano. Enquanto a UCI ficou 0,6 ponto percentual abaixo do registrado nos três meses iniciais do ano, o faturamento caiu 1% no período, segundo dados com ajustes sazonais. Já as horas trabalhadas e o emprego registraram crescimento de 0,4% no segundo trimestre frente ao trimestre anterior.

MATURAÇÃO – A indústria de outros equipamentos de transporte, que apresentou o melhor desempenho da atividade entre os 19 setores analisados, teve aumento de apenas 0,3 ponto percentual na UCI em junho sobre maio. Segundo os Indicadores, a estabilidade da UCI no segmento sinaliza maturação de investimentos no setor.

No caminho inverso, está a indústria têxtil, que mostra piora no desempenho dos indicadores na passagem de maio para junho, quando comparados com o mesmo mês do ano anterior. O setor teve recuo de 11,5% no faturamento, 3,2% na UCI e de 4,3% na massa salarial em junho em relação a junho de 2010. De acordo com os Indicadores, foram as quedas mais acentuadas nessa base de comparação.

Sobre ideaconsultoria
Somos uma empresa que atuamos nas áreas de Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica. Trabalhamos com: - Método PDCA; - FMEA; - Ferramentas da Qualidade; - Programa 5S; - ISO 9001; - ISO 14001; - OHSAS 18001; - SGI; - Elaboração de Plano de Ação; - Assessoria e consultoria ao PGQP; - Relatório de Gestão PGQP; - Planejamento Estratégico; - BSC; - Desenvolvimento de Equipes; - Desenvolvimento de Lideranças; - Integração de Novos Colaboradores; - Entrevista por Competência; - Avaliações Psicológicas; - Gestão de Clima Organizacional; - Endomarketing; - Avaliação de Desempenho; - Remuneração variável; - Plano de Carreira. Acesse nosso site www.ideaconsultoriaeassessoria.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: