O chefe se foi antes da promoção, e agora?

São Paulo – Há vários fatores na vida que a gente não domina. Quando achamos que está tudo planejado e encaminhado, tudo pode virar de cabeça para baixo. Nas empresas, por exemplo, mudanças ocorrem o tempo todo. Quando é o seu superior direto que sai da empresa logo após prometer uma promoção?

A relação de confiança que o profissional tinha estabelecido terá que ser construída novamente com o novo chefe. Qual a melhor maneira para lidar com isso? Confira as dicas dos especialistas:

O primeiro contato

Quando há uma transição de chefes, normalmente após a chegada do novo gestor ocorre uma reunião com a equipe e até uma conversa individual de reconhecimento. Não é aconselhável tocar no assunto de promessas do antigo chefe ou falar de suas expectativas profissionais, a não ser que ele pergunte.

“Nesse primeiro contato, tente conhecer o jeito do seu novo chefe”, diz Carla Virmond Mello, especialista em carreira, diretora da ACTA e da DBM para o sul do Brasil.

Caso a conversa não ocorra depois de um tempo que o novo gestor entrou na empresa, não hesite, solicite. Para João Mendes de Almeida, coach e consultor de carreira da Vicky Bloch Associados, “o profissional não pode simplesmente aguardar. Espera-se que o novo gestor reúna a equipe, mas se não acontecer, seja proativo. Agende uma conversa individual com ele”.

Análise da situação

É fundamental que você tente compreender o seu novo gestor e qual a política que utiliza para avaliar os colaboradores. Converse com colegas de trabalho que irão trabalhar com o seu novo chefe.

Busque informações sobre a situação e se a mudança fará com que essa promoção seja adiada. Se ainda não sabe, procure informações sobre o funcionamento das políticas de carreira em sua empresa.

Quando a promoção foi oficializada no papel, o caminho a ser tomado é diferente. “É provável que o RH tenha o histórico de seu desempenho, avaliações anteriores e conversas sobre carreira que você teve com seu antigo chefe”, explica Carla Mello.

Tempo ao tempo

“Dê tempo para que tudo se estabeleça, para que seu novo chefe conheça a empresa, a equipe e você”, ressalta Mello.
O especialista João recomenda que o profissional faça uma reflexão dos caminhos que pretende seguir na sua carreira e analisar os riscos que estão envolvidos se decidir não aguardar a promoção.

“Não dependa da empresa. Ainda mais se não tiver previsão de quando essa promoção chegará após essa mudança”, diz João.
O jeitinho

É preciso criar um novo laço de confiança com o novo chefe para depois falar da sua promoção. E quando chegar a hora, a melhor maneira de expressar as expectativas do seu plano de carreira é estar preparado para falar dos seus resultados e projetos.

Observe o tom que você vai expor as suas competências, não cobre do seu novo chefe. “Mostre todo o seu conhecimento, reúna dados, ensaie para falar sobre as suas competências e sobre seus projetos e o que está em andamento. Você tem que estar preparado para se vender”, explica Mendes.

Anúncios

Sobre ideaconsultoria
Somos uma empresa que atuamos nas áreas de Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica. Trabalhamos com: - Método PDCA; - FMEA; - Ferramentas da Qualidade; - Programa 5S; - ISO 9001; - ISO 14001; - OHSAS 18001; - SGI; - Elaboração de Plano de Ação; - Assessoria e consultoria ao PGQP; - Relatório de Gestão PGQP; - Planejamento Estratégico; - BSC; - Desenvolvimento de Equipes; - Desenvolvimento de Lideranças; - Integração de Novos Colaboradores; - Entrevista por Competência; - Avaliações Psicológicas; - Gestão de Clima Organizacional; - Endomarketing; - Avaliação de Desempenho; - Remuneração variável; - Plano de Carreira. Acesse nosso site www.ideaconsultoriaeassessoria.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: