A importância do Envolvimento Organizacional na gestão por Competência

Um dos principais pontos para o sucesso da implantação de um programa de Gestão por Competências em uma empresa é o Envolvimento/Apoio Organizacional. Isto significa, basicamente, tornar as pessoas conscientes do âmbito e objetivos do projeto dentro de uma organização. Por mais simples que possa parecer, este é um dos pontos mais difíceis, muitas vezes negligenciados, de um sistema bem sucedido de Gestão por Competências.

Independentemente da estado da arte da tecnologia utilizada para implementação da Gestão por Competências, é preciso haver uma compreensão de toda a organização, do que a empresa está tentando alcançar e as suas razões. Isto exige uma campanha de comunicação muito eficaz desde o início. Com isto em mente, é fundamental para o sucesso da operação que a diretoria e a gerência apóiem o projeto. Após a conclusão do planejamento do projeto, juntamente com a identificação da estratégia de lançamento, deve ser feita uma apresentação completa aos executivos da organização. Eles devem ficar cientes dos custos envolvidos no projeto e dos benefícios e resultados que este trará para a empresa.

Geralmente, não é recomendado que você apresente o projeto e processos relacionados, a todos os funcionários da organização de uma só vez. Na verdade, a recomendação é uma estratégia que envolva uma abordagem diferente para diferentes categorias de funcionários com base em seus departamentos ou seus tipos de trabalho. Uma oportunidade deve ser encontrada (aproveitando as reuniões regulares realizadas pela população alvo) ou criada (agendamento de uma reunião especial) para fornecer uma apresentação formal sobre a Gestão por Competências para cada grupo-alvo. Antes de tal apresentação ser realizada, deve ser realizada uma apresentação mais detalhada para a liderança. Para os demais deve ser
apresentada uma visão geral do projeto, algo mais objetivo.

Outra coisa muito importante é posicionar de maneira positiva e eficaz o sistema de Gestão por Competências, eliminando qualquer mal-entendido que os colaboradores possam ter. Deve-se mostrar o sistema como uma ferramenta de “feedback” entre funcionário e gestor. Deve-se mostrar o sistema como uma ferramenta de desenvolvimento e de progressão de carreira. A recomendação é comunicar a Gestão por Competências em termos de resultados positivos, isto é, resultados que trarão benefícios para o funcionário e da organização.

Sobre ideaconsultoria
Somos uma empresa que atuamos nas áreas de Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica. Trabalhamos com: - Método PDCA; - FMEA; - Ferramentas da Qualidade; - Programa 5S; - ISO 9001; - ISO 14001; - OHSAS 18001; - SGI; - Elaboração de Plano de Ação; - Assessoria e consultoria ao PGQP; - Relatório de Gestão PGQP; - Planejamento Estratégico; - BSC; - Desenvolvimento de Equipes; - Desenvolvimento de Lideranças; - Integração de Novos Colaboradores; - Entrevista por Competência; - Avaliações Psicológicas; - Gestão de Clima Organizacional; - Endomarketing; - Avaliação de Desempenho; - Remuneração variável; - Plano de Carreira. Acesse nosso site www.ideaconsultoriaeassessoria.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: