Entrevista de emprego: como você se vê daqui a 5 anos?

Em um processo de seleção, o que você imagina que o entrevistador quer saber quando ele pergunta: “Como você se vê daqui a 5 anos?” Parece simples de responder, mas só parece. Saiba que eles esperam obter várias informações somente com esse questionamento.

Segundo especialista, a partir dessa questão, o recrutador consegue identificar seu perfil técnico e pessoal. Então, até vale ser objetivo. Mas é preciso muito critério. Por mais que você responda, por exemplo, de forma breve que pretende chegar ao cargo de diretor ou CEO daquela empresa, talvez não seja a melhor alternativa.

A Exame.com consultou especialistas em recrutamento e entrevistas para ajudar a responder essa pergunta da melhor maneira.

Quais são os meus objetivos?

Antes da entrevista, faça questionamentos como: Qual o seu nível de ambição? Que caminho você gostaria de percorrer durante esse período? Você quer se tornar especialista em alguma área ou você quer se tornar um gestor e virar CEO da empresa?
“Essa é uma pergunta aberta, e não para sim ou não”, resume Daniela Ribeiro, gerente da divisão de engenharia da Robert Half.
Lucas Toledo, headhunter da Michael Page, diz que a pergunta em si também é preparatória para a etapa seguinte.
O entrevistador vai querer saber quais são suas competências técnicas desenvolvidas e quais você ainda tem de desenvolver para chegar ao posto que deseja. Faça uma reflexão. O auto conhecimento é a chave da resposta.

Plano de carreira

Pesquise sobre os cargos e qual a linha de progressão da sua carreira. Lucas recomenda: “sempre procure pensar nos seus dois próximos passos. Se você é analista júnior, você quer chegar ao cargo de analista sênior e depois ao de coordenador”.
Ele ainda acrescenta que, especialmente quando há uma mudança de emprego muito drástica, o candidato tem que ter uma visão de carreira clara.

Qual o perfil da empresa?

É essencial que o candidato entenda para qual companhia está se apresentando.
Por isso, analise o perfil da empresa. Ela tem características de uma empresa mais familiar? Ou é uma companhia que está no auge do crescimento, com cargos de rápida ascensão?
A ambição do candidato tem de estar alinhada com a da companhia.

O que não fazer?

O candidato deve evitar se projetar para uma vaga que não existe. Daniela diz que o profissional pode não ser o melhor candidato para aquela oportunidade, mas ele tem de ter consciência dos seus pontos fortes e fracos.
Seja honesto. Quais habilidades você espera desenvolver durante esse período de 5 anos? “Isso nos facilita de posicionar o candidato no lugar certo”, explica.

Não é recomendável que você transpareça que não sabe o que quer. Responda de forma consistente. Por ser uma pergunta que é normalmente feita mais para o final da entrevista, o entrevistador quer saber se o profissional está se candidatando ao cargo correto ou não.

Fonte: exame.abril.com.br

Sobre ideaconsultoria
Somos uma empresa que atuamos nas áreas de Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica. Trabalhamos com: - Método PDCA; - FMEA; - Ferramentas da Qualidade; - Programa 5S; - ISO 9001; - ISO 14001; - OHSAS 18001; - SGI; - Elaboração de Plano de Ação; - Assessoria e consultoria ao PGQP; - Relatório de Gestão PGQP; - Planejamento Estratégico; - BSC; - Desenvolvimento de Equipes; - Desenvolvimento de Lideranças; - Integração de Novos Colaboradores; - Entrevista por Competência; - Avaliações Psicológicas; - Gestão de Clima Organizacional; - Endomarketing; - Avaliação de Desempenho; - Remuneração variável; - Plano de Carreira. Acesse nosso site www.ideaconsultoriaeassessoria.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: